Empresa

MENSAGEM DO PRESIDENTE

A FILASA assume-se hoje como uma incontornável referência nacional no seu sector de actividade. Resultado do esforço e competência de gerações de colaboradores que souberam transmitir sempre um élan ganhador que importa aprofundar para enfrentar os desafios do futuro. É esta cultura moldada por experiências e competências muito diversificadas, que constitui o principal capital da FILASA e lhe transmite a força capaz de assegurar um percurso ganhador no contexto nacional e internacional repleto de desafios. Cumpre-nos pois, encarar a responsabilidade de sermos dignos de um passado honroso e de termos a capacidade de projectar um caminho assente nos valores exigentes, que ajudaram a consolidar a realidade presente de um Grupo empresarial exemplar no relacionamento com toda a comunidade e com o ambiente.

 

Um futuro sustentável.

"É esta cultura moldada por experiências e competências muito diversificadas, que constitui o principal capital da FILASA..."

FILOSOFIA

FILOSOFIA

Compromisso com o que prometemos

Criar o máximo benefício para o nosso cliente não se trata apenas de oferecer uma excelente qualidade de produtos. Mais importante é o compromisso com a melhoria contínua quer na qualidade quer no processo, estas são as chaves para a criação de satisfação do cliente a longo prazo. A busca constante de excelência na qualidade e melhoria constante do sistema e do processo, são o centro da filosofia de trabalho de FILASA.

Dar mais valor aos clientes

Hoje, a Filasa possui uma sólida base de experiência com mais de 30 anos, uma carteira de clientes bem estabelecida, e uma plataforma de tecnologia avançada, que foi construída e desenvolvida continuamente com o passar dos anos. A combinação ideal entre integração vertical, resposta rápida às necessidades dos clientes, produtos de qualidade internacional e uma equipe técnica de alto nível e eficaz, permite-nos estar numa posição de liderança na indústria têxtil.

 

A FILASA – Fiação Armando da Silva Antunes S.A., nasceu em 1986 e, muito rapidamente se transformou numa importante referência no sector da fiação, quer a nível nacional quer mesmo europeu. Sinónimo de qualidade em produto e serviços, a FILASA foca toda a sua estratégia nos clientes, para quem desenvolve soluções à medida, que lhes permite criar valor e sucessivas novas soluções para um mercado tão exigente com é o têxtil de hoje em dia.

Parte integrante do Grupo Lasa, um dos principais grupos têxteis europeus, a Filasa está inserida numa área industrial de 30.000m2, onde se cruzam várias valências passando por: fiação, retorcedura, tinturaria, estamparia de fio, armazém logístico, cogeração de energia e ETA.

HISTÓRIA

Flexibilidade, inovação e resposta rápida são a base do nosso sucesso do mercado

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Filasa é defensora acérrima de que as empresas, tal como os cidadãos, têm um papel preponderante na sociedade e na proteção do meio ambiente. Como tal, desde sempre adotou uma postura de investimento em práticas de desenvolvimento social e minimização do impacto ambiental na comunidade onde se insere, promovendo a redução de uma pegada negativa da sua atividade na comunidade e meio ambiente.

Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes

A Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes é um importante instrumento de responsabilidade social da Filasa. É uma instituição particular de solidariedade social que promove atividades e projetos que visam o desenvolvimento cultural, educativo e social da comunidade onde se insere.

O DESPORTIVO JORGE ANTUNES, COM 36 ANOS DE EXISTÊNCIA É UMA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA COM TÍTULOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE JÁ FORMOU CENTENAS DE ATLETAS. CONTA COM 150 ATLETAS FEDERADOS.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

ETA – EPTAR - REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA

A empresa FILASA está equipada com equipamento de tingimento e enobrecimento têxtil de última geração, resultando num rácio reduzido de Litros de água utilizada por Kg de produto processado. Os processos produtivos estão em constante otimização e os produtos químicos utilizados são de elevada biodegradabilidade. Coletores separativos permitem que urna vez pré-selecionados, parte dos efluentes sejam conduzidos a urna estação de pré-tratamento, onde são descarregados no coletor municipal do SIDVA e a outra parte seja reutilizado no processo industrial, após tratamento em processo biológico MBR (Membrane B.-Reactor/ KUBOTA). A FILASA alinha na medida da sustentabilidade dos quatro

‘Rs’: reduzir, reutilizar, reciclar e reeducar.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

No que toca à responsabilidade social e ambiental, para além das certificações GOTS, OEKO TEX e a fabricação de fios com algodão orgânico, a FILASA foi a primeira empresa em Portugal a aderir à iniciativa BCI (Better Cotton Iniciative) a qual tem objetivo melhorar ao nível mundial as práticas de produção de algodão.

COGERAÇÃO

Como consumidor intensivo de energia, as preocupações ambientais da FILASA nessa área foram materializadas através dum avançado equipamento de Cogeração a Gás Natural. Esta instalação produz energia sob a forma de eletricidade, vapor e água quente, todos estes recursos limpos, utilizados nos diversos processos de produção da FILASA e obtidos com níveis emissões mínimos de CO2 para a atmosfera.

QUALIDADE E INOVAÇÃO

QUALIDADE E INOVAÇÃO

Investigação e inovação

A investigação e desenvolvimento é uma área levada muito a sério, e que está na genese da maioria dos novos produtos, estando a FILASA em fase de certificação segundo a norma NP 4457.
Uma equipa de elevado nível técnico e de experiência reconhecida, tendo ao seu dispor os mais modernos equipamentos de laboratório, garante permanentemente novas ideias para dar corpo às necessidades de um mercado ávido de novidades.
Parte das nossas preocupações em matéria de qualidade são os ensaios aos quais submetemos os nossos produtos. O objetivo é só um – entregar a melhor qualidade aos nossos clientes.


ARMAZÉM LOGÍSTICO

A grande capacidade de produção requer uma operação logística extremamente bem organizada, para esse fim a FILASA dispõe de armazenagem logística robotizada com controlo de inventário permanente.

TRADING

Por forma a oferecermos um maior leque de produtos e um stock de serviço permanente, que seja compatível com outras necessidades dos nossos clientes, a Filasa introduziu a componente de trading de fios, a qual funciona como um complemento da produção, e onde procuramos centrar a nossa atenção na melhor relação qualidade/preço dos produtos, e na oferta de uma maior variedade de escolha.